McDonald’s 24 horas: servindo sustentabilidade para o futuro 

Publicado em 01/11/2023 às 9h46

Por Henriane Morelli – outubro 6, 2023
Fonte de Imagens – (McDonald’s/Divulgação)

Nos últimos dois séculos, o mundo testemunhou um desenvolvimento econômico sem precedentes e alcançou muitos avanços na satisfação das necessidades humanas. Compre hoje, receba amanhã, sem sair de casa, o mais recente modelo e a mais recente inovação no mercado. Os padrões de vida humanos nunca estiveram tão elevados. Sempre queremos mais, mais rapidamente e desejamos pagar menos por isso. Infelizmente, a fatura por todas essas conquistas trouxe consigo consequências significativas, como as mudanças climáticas, a poluição e a perda de biodiversidade. O impacto é tão substancial que estamos enfrentando o fato de que comprometemos a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.

Nos últimos anos, as Nações Unidas e líderes globais enfatizaram o papel que o setor privado pode desempenhar na proteção do meio ambiente e na abordagem das questões de sustentabilidade, como as mudanças climáticas. No entanto, a verdade é que a sustentabilidade corporativa está evoluindo tão rapidamente que pode ser difícil acompanhá-la. Surgiram várias estruturas, regulamentações, estratégias e siglas ao longo do tempo. Todos nós sabemos que essa tarefa não é fácil. Não é simples convencer os membros do conselho de administração de que a sustentabilidade está relacionada ao negócio e não apenas aos investimentos. Não é fácil ter projetos defendidos com paixão pelos presidentes e CEOs. 

Não é fácil contar com profissionais qualificados e apaixonados para liderar o departamento de sustentabilidade da empresa. No entanto, quando isso acontece, entendemos que é possível. Isso requer muito esforço e competência, mas os resultados são exponenciais. Se eu pudesse sugerir uma receita, diria que a fórmula seria a seguinte: líderes com valores sólidos e genuínos + um propósito claro da empresa + muito trabalho e paixão. 

McDonald’s: Unindo Estratégia ESG à Receita do Futuro – Compromisso Sustentável em Ação 

O novo restaurante 24 horas do McDonald ‘s em São Paulo, localizado na Av. Bernardino de Campos, nº 307, próximo à Av. Paulista, é um exemplo notável de sustentabilidade. Nessa unidade, as práticas sustentáveis não são apenas uma parte do projeto, mas são incorporadas a soluções inovadoras que refletem um forte compromisso ambiental. 

A franquia brasileira da Arcos Dorados, responsável pelos restaurantes da rede no Brasil, adotou integralmente a política de construção sustentável que a marca vem implementando ao longo dos anos. Isso se traduz em iniciativas inovadoras, como a promoção da economia circular de alimentos, que inclui a utilização de lixeiras diferenciadas, compostagem e a criação de uma horta dentro do próprio restaurante, tornando-o um estabelecimento de aterro zero. 

A unidade gera 100% de sua energia a partir de fontes renováveis, graças à instalação de 44 painéis solares em seu telhado. Além disso, o restaurante investe em treinamento específico em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), demonstrando seu compromisso com a inclusão e a diversidade. O compromisso do McDonald ‘s com a sustentabilidade se estende ao monitoramento e ao bem-estar animal. A empresa está empenhada em tornar a pecuária mais sustentável e assegurar que 100% da carne utilizada em seus restaurantes brasileiros provenha de produtores que não têm ligação com o desmatamento. Essa mesma abordagem sustentável é aplicada ao café e aos peixes servidos nos restaurantes da rede. 

A nona edição do ranking Responsabilidade ESG da Merco, um monitor empresarial de reputação corporativa reconhecido em mais de 15 países, destacou o McDonald ‘s como uma das 100 empresas mais bem avaliadas no Brasil em termos de atuações ambientais, sociais e de governança. É importante ressaltar que o McDonald ‘s é a única rede de restaurantes presente entre as 100 empresas mais bem avaliadas. 

Esses reconhecimentos destacam o compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. O novo restaurante é palco de diversas inovações que se alinham com os valores de sustentabilidade da marca. Sua estrutura foi construída com madeira e materiais reciclados, e conta com uma composteira dedicada à gestão de resíduos orgânicos. 

A unidade opera uma frota de veículos elétricos para o abastecimento de suas operações. O compromisso com a sustentabilidade é ainda mais evidente através da implementação de mais de 20 iniciativas sustentáveis, incluindo práticas mandatórias e sugeridas para inaugurações e reformas. Essas práticas abrangem a coleta de água da chuva e condensação de ar para reutilização em descargas e irrigação, eficiência energética com isolamento térmico nos tetos e paredes, uso de equipamentos de baixo consumo de energia, iluminação LED automatizada, entre outras. 

Este novo projeto vai além de ser apenas um local onde os clientes podem desfrutar dos produtos do McDonald ‘s 24 horas por dia. Ele representa o compromisso da marca com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Este é um exemplo tangível de como uma empresa pode trabalhar para causar um impacto positivo no planeta, neste caso, 24 horas por dia. 

Confira algumas das iniciativas do restaurante para gerar impacto positivo: 

· Abastecimento com energia de 44 painéis solares e do Mercado Livre de Energia. 

· Estrutura em madeira engenheirada: menos uso de energia na construção e armazenamento de 1 tonelada de CO2 por m³. 

· Pisos e paredes feitos com entulho reciclado. 

· Aparelhos de ar-condicionado 40% mais eficientes, consumindo menos energia. 

· Revestimento da escada e o tampo das mesas com garrafas plásticas recicladas em sua composição. 

· Recuperação da água da chuva e da condensação do ar-condicionado para reuso. 

· Brise: estrutura que deixa a luz entrar, mas não o calor. 

· Vegetação como aliada: uso do verde para regular a temperatura e a umidade. 

· Forros formados por raspas de madeira com cimento, material 100% reciclável. 

· Aterro Zero: todos os resíduos são tratados para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa. 

· Composteira para processamento de resíduos orgânicos, usado para cultivo da Horta do Méqui. 

· Quiosque externo feito de polipropileno 100% reciclado. 

· Termoplástico UBQ na composição dos condutores, caixas de eletricidade e arquibancada: material ecológico produzido a partir de resíduos sólidos. 

· Ponto de carregamento para veículos elétricos. 

· Estacionamento de bicicletas e estação de bikes elétricas.

Referência:

Henriane Morelli é uma publicitária com experiência em marketing digital e globalização de marcas. Sua paixão reside na abordagem ESG (Ambiental, Social e Governança) e em compreender como essa pauta desempenha um papel fundamental na construção de autoridade nas redes sociais. Além disso, ela é a fundadora da HRI Digital, cofundadora da AnaMid (Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital) e ocupa a posição de diretora de Diversidade na APP (Associação de Profissionais de Propaganda).